No dia 14 de novembro realizou-se o workshop "Sensor Variable Fonts: Semantic interfaces through variable fonts" com os docentes da ESD de Madrid, Iván Huelves & Lourdes Marcos, que visitaram a ESMAD no âmbito do programa ERASMUS+.
As cidades estão evoluindo rapidamente em direção às chamadas Cidades Inteligentes, onde a Internet das Coisas (IoT) e a hiperconectividade dos cidadãos estão a criar novos paradigmas de convivência e interação. Nesse contexto, o design gráfico terá um papel crucial, especialmente em relação a outras disciplinas, como a visualização de dados e design de interação. As experiências com as interfaces tornam-se muito mais significativas devido ao uso de fontes variáveis, cujo potencial reside em transformar a tipografia em algo vivo, capaz de se adaptar ao ambiente ao seu redor.
No Sensor Variable Font workshop, criaremos uma interface gráfica usando dados abertos relacionados a um problema específico e exploraremos como uma fonte variável vinculada ao conjunto de dados pode adicionar significado para melhorar a experiência do utilizador. Para isso, aprenderemos as ferramentas tecnológicas para sincronizar os dados e a fonte.
O workshop realizou-se na sala b102 e decorreu das 9:00 às 18:00h.