Entrada > Notícias > "Sem Passado" de Felícia Oliveira no Project Rooms
Publicado em: 11 Dezembro 2024

"Sem Passado" de Felícia Oliveira no Project Rooms

Projeto da alumni do Mestrado em Cinema e Fotografia foi um dos selecionados para a 2.º edição do Project Rooms, promovido pela Bienal Fotografia do Porto.

Project Rooms é um projeto da Bienal Fotografia do Porto que tem como objetivo promover o networking e apoiar artistas emergentes na produção de um portefólio sobre os projetos de final de curso, culminando com a sua apresentação a profissionais das artes e público geral.

Os artistas tiveram a oportunidade de discutir processos e metodologias na produção e a apresentação do seu portefólio com profissionais no campo das artes visuais — Vera Carmo, curadora independente, e os diretores artísticos da Bienal Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira.

A seleção dos 6 artistas participantes — Ânia Pais, Elisa Vieira, Felícia Pinho Oliveira, Luísa Fernandes, Rodrigo Machado da Encarnação e Willian Ferreira — foi feita pelos docentes de fotografia das faculdades parceiras da Bienal Fotografia do Porto. João Leal e Olívia Marques da Silva, docentes da ESMAD, selecionaram a estudante Felícia Pinho Oliveira, com o projeto Sem Passado, cuja apresentação decorreu no passado dia 31 de outubro de 2024.

Sem passado é um projeto fotográfico que propõe reinterpretar o arquivo e a memória coletiva da Casa da Roda do Porto e retratar a estética de abandono do século XIX.

A Casa da Roda era uma instituição destinada a acolher crianças abandonadas anonimamente pelos pais – os expostos. No Porto existiu entre os séculos XVII e XIX e teve três instalações diferentes ao longo do tempo, das quais não restam vestígios.

As crianças eram normalmente abandonadas com o seu enxoval e com um objeto, de diversas naturezas, que as distinguia das demais. Esse objeto era designado por “sinal” e permitia a recuperação inequívoca da criança no futuro. O foco deste projeto são, precisamente, os “sinais” que marcaram as crianças da Roda do Porto. O projeto contempla outros documentos, bem como os espaços do Arquivo Distrital do Porto, que guarda mais de 180 metros de documentação da Roda.

Sem Passado encontra-se em exposição no Mira Fórum, no âmbito dos Encontros da Imagem 2024.


Combined Shape

Navigation