Entrada > Notícias > Saúde Digital: Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED
Publicado em: 04 Outubro 2024

Saúde Digital: Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED

Ricardo Queirós, docente do Departamento de Informática, lança um novo livro sobre Saúde Digital.

Ricardo Queirós, docente do Departamento de Informática, lança um novo livro intitulado Saúde Digital, Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED, cujo prefácio é da autoria de Rita Veloso, Vogal Executiva da Unidade Local de Saúde de Santo António, Porto e Professora afiliada no ICBAS.

A transformação digital está a revolucionar todos os setores, especialmente o da saúde, com o surgimento da saúde digital (eHealth). Este conceito envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para melhorar os serviços de saúde e a qualidade de vida. A primeira parte do livro define a saúde digital, aborda a sua evolução e explora os seus principais domínios, como registos médicos eletrónicos, telemedicina, Inteligência Artificial (IA), interoperabilidade e tendências futuras. A saúde móvel (mHealth) recebe atenção especial, abordando tópicos como fitness, nutrição, saúde mental e gestão de medicamentos.

A segunda parte, mais prática, apresenta o Node-RED, uma ferramenta visual para conectar dispositivos e serviços no contexto da Internet das Coisas (IoT). Explica os conceitos do Node-RED e oferece exercícios práticos, culminando em três projetos de saúde digital desenvolvidos na plataforma. Dado que a saúde digital é um tema que interseta as áreas da saúde e da tecnologia, trata-se de uma obra de leitura obrigatória para estudantes de saúde, engenharia e ciências da computação, profissionais de saúde e bem-estar, programadores iniciantes, empreendedores e entusiastas, sendo, também, fundamental para todos aqueles que se pretendam colocar rapidamente a par das novidades introduzidas pela saúde digital e desejem reciclar os seus conhecimentos.

A apresentação do livro decorre no dia 18 de outubro, pelas 16h15, na sala de Atos, da Escola Superior de Saúde, do Politécnico do Porto, integrada no evento Saúde Digital Talks, promovido pela Licenciatura em Saúde Digital.