"Retalhos" de Ângela Rodrigues Pereira, é um dos filmes finalistas no London Director Awards 2025, que decorre no dia 1 de fevereiro, dia em que os vencedores serão também anunciados.
A curta-metragem documental foi desenvolvida no âmbito da Residência Artística de Santo Tirso, do Mestrado em Cinema e Fotografia, e retrata o mundo de quatro mulheres: Emília e Judite (irmãs), Conceição e Teresa. Ligadas por uma linha invisível, sem o saberem - pela proximidade etária, por viverem em Santo Tirso e pelas origens humildes, as suas vidas foram, de forma mais ou menos involuntária, conectadas aos tecidos, às agulhas, às linhas. Todas dedicaram, e dedicam, a vida ao seu ofício e carregam histórias de superação, resiliência, independência. São o rosto de uma geração criada na sombra fabril; no entanto, cada uma é um retalho, único, independente, carismático, na matriz da cidade.
O filme pretende captar a beleza do mundano, de uma forma íntima, valorizar a tradição e fazer paralelismos entre aquilo que já definiu a identidade de uma cidade e o seu estado de preservação atual.