Entrada > Notícias > Residências Artísticas Vila do Conde
Publicado em: 02 Agosto 2023

Residências Artísticas Vila do Conde

O Teatro Municipal acolhe a apresentação dos projetos fílmicos e fotográficos realizados no âmbito das Residências Artísticas em Vila do Conde.

No dia 21 de julho de 2023, o Teatro Municipal de Vila do Conde acolhe a exposição dos Projetos Fotográficos e a Exibição dos Filmes, realizados pelos estudantes do Mestrado em Comunicação Audiovisual, no âmbito das Residências Artísticas que decorreram no município.

No decorrer das residências artísticas, que tiveram lugar entre os meses de abril e maio de 2023, os estudantes do Mestrado em Comunicação Audiovisual idealizaram e realizaram filmes e projetos fotográficos com um tema comum: Vila do Conde. Deste momento resultaram quatro filmes e diversos projetos fotográficos.

Os filmes documentais focaram-se ambos nas comunidades piscatórias de Vila do Conde: “Imigrantes do Mar” oferece-nos um retrato intimista da vida de imigrantes indonésios instalados nas Caxinas, que a equipa de rodagem acompanhou tanto em terra como no mar; e “Mestres, Mães do Mar”, também ambientado nas Caxinas, concentra-se sobretudo na vida de três peixeiras que tratam do negócio em terra enquanto os maridos vão para o mar. Por sua vez, os dois filmes de ficção, embora criativamente autónomos nas histórias que contam, também foram ambos integralmente filmados no Município para aproveitar a sua riqueza paisagística, arquitetónica, cenográfica. No primeiro filme, “Palavras Cruzadas”, uma mulher muda-se para o ambiente rural em busca de respostas sobre o seu pai; no segundo filme, “Clave de Lua”, um compositor fica alojado num mosteiro antigo, onde compõe uma das peças mais importantes da sua vida.

Quanto aos projetos fotográficos, todos desenvolvidos individualmente, os temas foram diversos: um retrato da nova fábrica de tecido e papel que substituiu a antiga Outex; uma reflexão visual sobre a noção de senso comum; um olhar estético sobre o farol na costa vilacondense; uma reflexão sobre a presença humana em espaços banais, como um café ou uma mercearia; um estudo da passagem do tempo, no comparativo entre fotografias antigas e atuais de Vila do Conde; entre outros projetos.

17h30 | Inauguração Exposição de Fotografia
21h30 | Exibição dos Filmes

Teatro Municipal
M: Av. Dr. João Canavarro, 4480-754 Vila do Conde
A exposição estará patente até ao dia 30 de agosto.