Entrada > Notícias > Residências Artísticas | De Volta ao Futuro
Publicado em: 10 Julho 2024

Residências Artísticas | De Volta ao Futuro

A Fábrica de Santo Thyrso acolhe a apresentação dos projetos fílmicos e fotográficos realizados no âmbito das Residências Artísticas em Santo Tirso.

No dia 19 de julho de 2024, pelas 17h00, a Fábrica de Santo Thyrso acolhe De Volta ao Futuro, a apresentação dos projetos artísticos realizados pelos estudantes do Mestrado em Cinema e Fotografia, no âmbito das Residências Artísticas que decorreram no município.

No decorrer das residências artísticas, que tiveram lugar entre os meses de abril e maio de 2024, os estudantes do Mestrado em Cinema e Fotografia idealizaram e realizaram filmes e projetos fotográficos com um tema comum: Santo Tirso. Deste momento resultaram cinco filmes e diversos projetos fotográficos.

Tal como as tecnologias se tornam obsoletas assim que as dominamos e as fotografias são evidências do passado no mesmo instante em que se fazem, a residência artística em Santo Tirso acabou quando ainda a estávamos a imaginar. A profundidade do trabalho que apresentamos é por isso a profundidade da vivência in loco e do estudo que lhe antecede. O nosso local de reunião foi o Colégio das Caldinhas, junto às Caldas da Saúde, na freguesia de Areias, foi aqui que vivemos dias e noites de calor em abril e onde despertamos para a importância de ouvir, das mais baixas às mais altas frequências e amplitudes sonoras, o que para operadores de um medium inerentemente visual pode ser da maior importância. Adicionamos o nosso próprio ruído e silêncios ao espaço, escutamos a história da diáspora dos Jesuítas e visitamos o museu que testemunha o seu comprometimento com a ciência e a educação. Mas isso foi nos momentos em que pudemos parar, entre km de viagens e km de feeds do WhatsApp para organizar encontros, produções, refeições, conversas, apresentações. Tudo o que foi preciso para que um grupo de garimpeiros(as) pudessem escavar os seus filões, cada um na sua direção, em sítios diferentes do concelho de Santo Tirso.

Chegou o momento de pesar os resultados das escavações e fazer as contas. Nas páginas do catálogo, cada corpo de trabalho surge tal como o seu autor o concebeu e ordenou sequencialmente, na relação com texto e outros elementos. Na exposição experimenta-se um processo de performance e curadoria que envolve os artistas e desafia o público. Trabalhamos a idea de constelação de relações entre fotografias em vez de uma separação do trabalho de cada autor. Isto proporciona à partida uma diluição da sua voz individual, mas por outro lado configura uma democratização dos olhares e uma abertura às interpretações, envolvendo o espectador na sua descodificação.

Cesário Alves, junho 2024

17h00 | Inauguração das Exposições de Fotografia

18h00 |  Projeção dos filmes

Fábrica de Santo Thyrso
M: Avenida da Fábrica de Santo Tirso, 88.
4780-257 Santo Tirso

A exposição estará patente até ao dia 04 de agosto.
Segunda a sexta-feira: 09h00 — 17h30