Entrada > Notícias > Residência de Design: site specific A Coruña
Publicado em: 29 Julho 2024

Residência de Design: site specific A Coruña

No âmbito do projeto colaborativo da ESMAD com a FINSA, dois projetos foram selecionados para serem instalados n'a Panda de Áda.

No âmbito do projeto colaborativo desenvolvido entre a ESMAD e a FINSA, durante o ano letivo 2023/2024, foram desenvolvidas várias propostas pelos estudantes da Licenciatura em Design — Ramo de Design Industrial, que culminaram numa apresentação pública no mês de dezembro de 2023.

ECOS e FUNGINSA, desenvolvidos pelos estudantes Sílvia Ferreira e António Branco, respetivamente, foram os projetos selecionados pelo júri da LUSO - FINSA, constituído por designers, engenheiros florestais e gestores de produto. Estes projetos serão vão ser instalados n'A Panda de Áda - A Coruña, um bosque onde a FINSA, desde 1989, ensaia soluções de gestão florestal sustentável.

O projeto académico, desenvolvido na Unidade Curricular de Design e Sustentabilidade, coordenado pelo docente Abel Tavares, está a ser executado na Oficina de Design da ESMAD e será brevemente instalado no bosque d'A Panda de Áda - A Coruña.

ECOS de Sílvia Ferreira
A instalação foi concebida com o propósito de proporcionar um momento de meditação, estimulando os sentidos táteis, auditivos e visuais através das correntes de ar, do eco, das cores, formas e perspetivas. As suas formas geométricas propositadamente contrastam com o ambiente natural onde se encontra, destacando-se como uma intervenção humana consciente nesse espaço. É fundamental recordar que somos meros convidados na floresta, e por isso o projeto foi concebido considerando o espaço existente, em vez de tentar transformá-lo. Esta instalação convida o utilizador a explorar a natureza sob uma nova perspetiva e a estabelecer uma conexão com ela.

FUNGINSA de António Branco
O "Funginsa" ("Fungi" + Finsa") consiste numa representação aumentada de uma comunidade de cogumelos com intenção de criar interações entre humanos dentro do espaço, consequentemente interagindo com o mesmo no processo.