O 𝗣𝗿𝗲́𝗺𝗶𝗼 𝗝𝗼𝗵𝗻 𝗚𝗼𝘁𝗼 é uma homenagem da Escola Superior de Media Artes e Design a John Glithero, John Goto no mundo da fotografia, cujo trabalho inovador contribuiu para a reformulação da fotografia como meio de comentário social e crítica cultural.
Com um período de candidaturas a decorrer até 14 de outubro, as submissões serão avaliadas por um júri composto por Álvaro Barbosa, Gemma Marmalade, Graham Ellard, Fátima Lambert, Olívia Silva, Paulo Catrica, Paulo Vasques e Pedro Leão Neto.
SOBRE O JÚRI
ÁLVARO BARBOSA | Investigador, Professor Adjunto em Comunicação e Media. Universidade de S. José (USJ), Macau
É Professor de Comunicação e Media e Vice-Reitor para a Internacionalização e Assuntos Académicos da Universidade de São José (USJ) em Macau, R.A.China. Antes deste cargo, desempenhou o cargo de Diretor da Faculdade de Indústrias Criativas da USJ e 12 anos no Conselho Diretivo da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. É licenciado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro em Portugal, doutorado em Informática e Comunicação Digital pela Universidade Pompeu Fabra em Espanha, e antes de se mudar para a Ásia, em 2011, concluiu um Post-Doc em Música Computacional e Acústica na Universidade de Stanford nos EUA. O seu foco académico é a promoção da criatividade sistemática como um processo essencial aplicado à inovação, ao empreendedorismo e à liderança, através da orientação de startups, da supervisão de projetos de investigação, da criação de novos programas e do ensino em várias universidades na Europa, nos Estados Unidos e na China.
FÁTIMA LAMBERT | Investigadora, Curadora, Professora Coordenadora em Estética e Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
É Professora Coordenadora em Estética e Educação, na Escola Superior de Educação (2000); Doutora em Filosofia Moderna e Contemporânea/Estética (1998), Faculdade de Filosofia de Braga/Universidade Católica Portuguesa: Fundamentos Filosóficos da Estética em Almada Negreiros, após o que foi Bolseira FCT: Projeto “Writing and Seeing” (2000/2004). Coordena a linha temática: Cultura, Artes e Educação / InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação, de que foi diretora até 2017. Integra o conselho coordenador do Centro de Cultura Politécnico do Porto. Diretora da Licenciatura em Gestão do Património Cultural e do Mestrado Património, Artes e Turismo Cultural - ESEP.Porto. Integra as plataformas ATHENA, ELIA, ENCATC e SEyTA; comissões científicas/editoriais de revistas académicas; membro da AICA (Portugal). Curadora Independente, privilegia programação (exposições e residências artísticas) com artistas brasileiros e portugueses. Keynote Speaker em eventos científicos e culturais; autora de vários livros, monografias e publica textos em revistas científicas. Frequentou aulas de Ballet Clássico, Contemporâneo e Jazz durante 20 anos, pertencendo à Companhia Pirmin Trecu (Porto).
GEMMA MARMALADE | Investigadora, Artista, Fotógrafa, Professora. Universidade de Derby, Reino Unido
É uma artista e académica britânica que estuda o potencial transformador da criatividade através de contextos sociais subversivos. Tendo estudado fotografia no Reino Unido, tanto ao nível de licenciatura como de pós-graduação, Gemma concluiu o seu doutoramento em Belas Artes na Escola de Arte de Cambridge, sob a orientação do artista performativo Nigel Rolfe. É codiretora da [cloud], uma organização artística internacional que procura explorar abordagens igualitárias e radicais para emancipar práticas artísticas contemporâneas, através da colaboração criativa. Com uma vasta experiência no ensino superior e na investigação, em práticas interdisciplinares e transdisciplinares, na gestão, na curadoria, na escrita e no domínio das artes a nível mundial, Gemma destaca-se na sua contribuição cultural e enquanto agente de mudança social.
GRAHAM ELLARD | Investigador, Professor de Belas Artes, Artista. Universidade das Artes, Londres
É Professor de Belas Artes na Central Saint Martins, Universidade das Artes de Londres, onde leciona há 25 anos. Como artista, tem colaborado com Stephen Johnstone desde 1993. O seu trabalho, predominantemente em filme de 16 mm, frequentemente exibido como instalações juntamente com desenhos e modelos, foi apresentado em galerias e museus internacionais, incluindo o Centre Georges Pompidou, Paris; Tramway, Glasgow; MoMA, Sydney; Tate Liverpool; Guggenheim Museum, Nova Iorque; Royal Academy of Arts, Londres; Anthology Film Archives, Nova Iorque; Image Forum, Tóquio; Tate Britain, Londres.
OLÍVIA SILVA | Investigadora, Curadora, Fotógrafa, Professora Coordenadora. Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto
É Doutorada (PhD) em Belas Artes Fotografia, pela Universidade de Derby, Reino Unido, mestre em Estudos Fotográficos também pela Universidade de Derby e licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto. Atualmente a desenvolver PostDoc em Fotografia, na University of South Wales, School of Art and Design, Reino Unido, e PostDoc em Fotografia na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professora do ensino superior desde 1992, desenvolveu atividade docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e, desde 2016, leciona na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD). Atualmente no cargo de Professora Coordenadora no Politécnico do Porto, leciona nos cursos de Mestrado em Cinema e Fotografia, na ESMAD, e no Programa Doutoral em Criação Artística, da Universidade de Aveiro em associação com o Politécnico do Porto e o Politécnico de Leiria. Desde o início da Escola foi membro da Comissão Instaladora e atualmente é Presidente, duas vezes eleita, da ESMAD.
PAULO CATRICA | Investigador, Curador, Fotógrafo. Universidade Nova de Lisboa
Estudou fotografia na Ar.Co. (1985), licenciou-se em História, na Universidade Lusíada (1992), mestre em Imagem e Comunicação, Goldsmith’s College, Londres (1997) e doutorado em Estudos de Fotografia, Univ. de Westminster, Londres (2011). Foi Professor na Universidade Lusófona (2010-2014), na ESMAE, Politécnico do Porto (2010-2014), na ESAD, Caldas da Rainha (2010-2011), no Atelier de Lisboa (2010-2016), na FBAUL, Universidade de Lisboa (2016-2020) e na Escola das Artes da Universidade Católica, Porto (desde 2011). Atualmente é investigador do Instituto de História Contemporânea da Univ. Nova de Lisboa (desde 2014). Expõe regularmente em instituições públicas e privadas desde 1997. Das exposições recentes (seleção): No Tempo dos Dias Lentos, Fundação Eugénio de Almeida (Évora, 2023); La ricerca di un titolo (1983-2013), Câmera Escura, (Torres Vedras, 2022); Fussball ißt unser Leben, Kunsthaus Interlaken (Suiça, 2022); Madonie Paesaggi 1973-2021 (Petralia Sottana, Sicília, 2022); O sítio em Vista, CEFT (Tomar, 2021); Almada, Um Território em Seis Ecologias, Museu da Cidade, (Almada, 2020); Prospectus, Carpintarias de São Lázaro, (Lisboa, 2020); O desvio que fez a curva do rio, Galeria do Parque (V.N.Barquinha, 2019); Grübler, Casa das Artes (Tavira, 2017); El Solitario Jorge, seiscientos veinte y dos días antes de su muerte, Galeria Presença, (Porto,2016). O seu trabalho está representado em diversas coleções de arte privadas e institucionais (seleção): Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, PLMJ, Novo Banco, Museum of London, Arquivo Fotográfico de Lisboa e Centro Português de Fotografia.
PAULO VASQUES | Vereador da Cultura, Programador Cultural. Câmara Municipal de Vila do Conde
É licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Programador Cultural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entre 2004 e 2021. Diretor da Circular - Associação Cultural e coprogramador do Circular Festival de Artes Performativas (Vila do Conde), entre 2004 e 2021. Desde 2021 exerce funções de Vereador da Câmara Municipal de Vila do Conde, assumindo os Pelouros da Cultura e Turismo.
PEDRO LEÃO NETO | Investigador, Coordenador Editorial, Professor Auxiliar. Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP)
É investigador e professor auxiliar na FAUP desde 2007 na área da Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial das Edições scopio. Neto foi curador de várias exposições de fotografia de arquitetura em Portugal e no estrangeiro, bem como de diversos cursos, debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitetura, Arte e Imagem, sendo autor e editor de mais de 40 livros sobre estes temas. É o Diretor da revista científica Sophia Journal. Concluiu o pós-doutoramento "Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto" (2018) que integrou diversos projetos de fotografia contemporânea centrados na obra de Álvaro Siza e foi publicado em livro. Foi coordenador e Investigador Responsável (IR) de vários projetos de investigação nacionais e internacionais financiados por fundos públicos, como por exemplo, "Espaços Visuais de Mudança" financiado pela FCT (2019-2023). A investigação de Neto, profundamente enraizada na sinergia entre inovação pedagógica e atividades de extensão universitária, exemplifica uma abordagem multidisciplinar que abrange a Arquitetura, a Arte, o Design e a Fotografia. O outro trabalho significativo que se alinha com os objetivos pedagógicos de Neto é o projeto Contraste, que estabelece uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares que melhoram o panorama educativo da fotografia em diversas áreas artísticas e disciplinares. Ao promover colaborações entre onze instituições de ensino superior, o projeto amplia o impacto pedagógico e interdisciplinar da fotografia na Arquitetura, Arte, Design e Fotografia, apresentando resultados significativos como as publicações "Contraste I e II: Fotografia no Ensino Superior".
Candidaturas até ao dia 14 de outubro de 2024.