Entrada > Notícias > Prémio John Goto: Candidaturas terminam a 14 de outubro
Publicado em: 03 Outubro 2024

Prémio John Goto: Candidaturas terminam a 14 de outubro

Iniciativa da ESMAD destina-se a estudantes de Artes Visuais que queiram apresentar projetos inovadores.

O desafio é lançado pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) aos estudantes de Artes Visuais no Ensino Superior, concretamente nas áreas de Fotografia, Vídeo, Cinema, Artes Digitais, Multimédia, Design ou Artes Plásticas. O objetivo é apresentarem, até 14 de outubro, um projeto inovador e uma reflexão própria sobre a contemporaneidade, inspirando-se num dos maiores génios da fotografia, John Goto.

Os estudantes de Artes Visuais no Ensino Superior, nas áreas de Fotografia, Vídeo, Cinema, Artes Digitais, Multimédia, Design ou Artes Plásticas que sonhem apresentar a sua própria exposição, têm o Prémio John Goto como grande oportunidade. Para isso, são convidados a apresentar, até 14 de outubro, um projeto inovador e uma reflexão própria sobre a contemporaneidade, que utilize a fotografia e/ou as áreas mencionadas.

O concurso é lançado pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) em homenagem ao artista fotógrafo John Goto, cujo trabalho inovador contribuiu para a reformulação da fotografia como meio de comentário social e crítica cultural. O convite aos estudantes é que se inspirem no artista britânico e apresentem o seu próprio projeto, que, sendo vencedor, resultará numa exposição.

As participações podem ser individuais ou em grupo e podem concorrer estudantes de qualquer nacionalidade. No caso de estudantes no estrangeiro, a ESMAD compromete-se a fazer toda a montagem da exposição, em coordenação com o candidato.

Ao todo serão selecionadas quatro propostas de exposições ou instalações, por um júri de seleção constituído por artistas e investigadores de reconhecida competência, composto por Álvaro Barbosa, Gemma Marmalade, Graham Ellard, Fátima Lambert, Olívia Marques da Silva, Paulo Catrica, Paulo Vasques e Pedro Leão Neto.

As exposições vencedoras estarão patentes ao público em data a definir, nos espaços de exposição do universo P. PORTO e instituições protocoladas com a ESMAD. O/a(s) autor/a(s) cujas propostas sejam selecionadas obtêm ainda uma verba para apoio e produção, no contexto das exposições, no valor de 1500 euros.

John Goto faleceu em agosto do ano passado e o seu trabalho era reconhecido sobretudo pela abordagem de várias questões históricas, culturais e sócio-políticas, através do qual muitas vezes usava uma abordagem satírica. Era considerado um contador de histórias, que usava formas narrativas para explorar assuntos históricos como o Holocausto (Terezin, 1987), o colapso dos estados comunistas na Europa Oriental em 1989 (The Scar, 1993) ou a resistência ao colonialismo britânico (Imperium, 2015). Em 2007, foi considerado pelo The Telegraph um dos melhores génios vivos.

Goto trabalhou com um profundo sentido de si mesmo como fotógrafo europeu e com ressentimento pelo domínio da fotografia americana no pós-guerra na Europa. Ecos do construtivismo russo e da Bahaus fizeram parte da sua arte.

De referir que John Goto teve uma particular associação com o corpo docente e os estudantes do Politécnico do Porto. Em 2001, deu suporte aos colegas portugueses, bem como aos seus projetos de investigação, sendo considerado muito popular quando se relacionava com os estudantes.

As candidaturas ao prémio John Goto, que se insere na celebração dos 20 anos do Imagens do Real Imaginado: Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia organizado pela ESMAD, têm caráter gratuito e podem ser submetidas online. O regulamento completo bem como toda a informação sobre o concurso também podem ser consultados através do mesmo link.