Entrada > Notícias > "O Meu Processo Criativo" com Regina Pessoa
Publicado em: 07 Novembro 2024

"O Meu Processo Criativo" com Regina Pessoa

O Imagens do Real Imaginado recebe a premiada realizadora, Regina Pessoa, para uma masterclass sobre o seu processo criativo.

No dia 13 de novembro, pelas 15H00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, o Imagens do Real Imaginado recebe Regina Pessoa para umas masterclass intitulada "O meu Processo Criativo", seguido da exibição de algumas das suas curtas-metragens mais aclamadas.

A sessão visa uma descrição do processo criativo de Regina Pessoa ao longo dos seus filmes, apoiado em vídeos, imagens e making offs, mostrando as histórias e memórias por detrás de cada filme numa viagem através de sombras e luzes ao longo da trilogia sobre os temas dos medos, da infância, da diferença.

A Noite (1999, 6’35’’)
É a história de uma criança e da sua mãe, duas vidas solitárias que não comunicam entre si. Essa solidão por vezes atinge a dimensão da noite. Escura é a noite. Escura é a mãe. E escuro se torna todo o universo quando se está só e desamparado.

História Tráfica com Final Feliz (2007, 7’46’’)
Há pessoas que, contra a sua vontade, são diferentes. Tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar junto dos outros... no coração.

Kali, o Pequeno Vampiro (2012, 9’20’’)
Esta é a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha em encontrar o seu lugar ao sol. Tal como a lua passa por diferentes fases, também o Kali tem de enfrentar os seus medos e demónios interiores para, no final, encontrar a passagem para a luz. Um dia ele vai desaparecer... ou talvez seja apenas mais uma fase de mudança.

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias (2019,13’)
A partir das memórias afetivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida.

Combined Shape

Navigation