Por mais de cinco décadas, Bowie rasgou novos horizontes no domínio da música, mas a sua influência na arte e cultura popular do século XX e XXI não se queda por aí. Arauto de uma nova era da comunicação audiovisual, foi também um construtor de pontes com as mais diversas artes, esculpindo imagens feitas mundo com autores como Nagisa Oshima, David Lynch, Mick Rock, Samuel Bayer, Anton Corbijn, Masayoshi Sukita e Johan Renck. O cinema, vídeo e a fotografia entretecemse na complexa viagem de um artista cujas constantes transformações lhe valeram o epíteto de “camaleão”.
A presente masterclass conduzir-nos-á por alguns dos momentos chave de um itinerário que não obstante o desaparecimento físico do autor em Janeiro de 2016, parece estar ainda longe de concluído.
Diretor e produtor de cinema e televisão, José Alberto Pinheiro nasceu na cidade do Porto em 1980. Especialista em Artes da Imagem e Mestre em Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Professor na Escola Superior de Artes e Design de Mídia - estudos visuais, vídeo e cinema - atualmente desenvolve pesquisas nas áreas da imagem em movimento, cultura popular e filosofia.