Entrada > Notícias > Ice Merchants – Do Subconsciente ao Ecrã
Publicado em: 20 Outubro 2023

Ice Merchants – Do Subconsciente ao Ecrã

As masterclasses CINANIMA trazem à ESMAD o realizador João Gonzalez.

No dia 16 de novembro de 2023, pelas 15h00, a Escola Superior de Media Artes e Design recebe João Gonzalez, no âmbito da 47.ª edição do CINANIMA, para apresentar ‘Ice Merchants – Do Subconsciente ao Ecrã’.

João Gonzalez, alumni da ESMAD, regressa "a casa" para falar sobre o processo de conceptualização, produção, animação e composição do seu filme Ice Merchants, assim como a sua jornada, desde um projeto de estudante, até a Cannes e aos Oscars.

João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou os premiados filmes Nestor e The Voyager. Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio de Melhor Curta-Metragem em Competição na Semana da Crítica, com o multi-premiado Ice Merchants, que mais tarde se tornaria o primeiro filme português a ser nomeado para um Oscar, e o segundo a vencer o Annie Award, entre mais de 100 prémios internacionais. João tem um grande interesse em conjugar o seu background musical com a sua prática artística no cinema de animação, exercendo sempre as funções de compositor e ocasionalmente instrumentista, em todos os filmes que realiza.

A sessão irá decorrer no Auditório Luís Soares, no Campus 2 do Politécnico do Porto (Vila do Conde/Póvoa de Varzim). As masterclasses CINANIMA são de entrada gratuita e para todos os interessados.

A 47.ª edição do CINANIMA — Festival Internacional de Cinema de Animação decorre de 13 a 19 de novembro, em Espinho.

A exposição "Ice Merchants" de João Gonzalez pode ser visitada no Centro de Cultura do Politécnico do Porto.