No dia 9 de novembro, pelas 16h00, terá lugar a sessão de inauguração da exposição e lançamento do livro do projeto Contrast: Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design no Centro Português de Fotografia (CPF).
A sessão de abertura da exposição será da responsabilidade do Diretor do CPF, Doutor Bernardino Castro, que após a sua intervenção, passará a palavra aos coordenadores do projeto, Prof. Pedro Leão Neto, Prof. Olívia Marques da Silva (ESMAD), Prof. José Carneiro (FBAUP) e Prof. Susana Lourenço Marques (FBAUP), que farão uma breve introdução à exposição. Antes de iniciar a visita, Pedro Leão Neto convidará o Prof. Delfim Sardo (Curador e Ensaísta) a apresentar o livro “CONTRAST III”, para o qual escreveu uma introdução.
A visita contará também com a participação de diversos Professores e Artistas que integram o projeto Contrast e que são responsáveis pela seleção dos projetos dos estudantes que representam as suas instituições, bem como da equipa curatorial da exposição.
A exposição CONTRAST – ALTERIDADE, AUSÊNCIA E ORIGEM faz também parte, como programa paralelo, do Imagens do Real Imaginado (IRI) – Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia – constituindo uma das extensões da Programação do IRI20anos que decorre entre 11 e 15 de novembro.
CONTRAST estará igualmente presente no átrio do Auditório Municipal de Vila do Conde através de um vídeo com som e conteúdos diversos do projeto incluindo depoimentos, entrevistas e projetos de fotografia dos estudantes, bem como uma mostra das suas publicações.
Programa da Exposição CONTRAST
Enquadrado na programação do projeto CONTRAST que pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design, o Centro Português de Fotografia (CPF) vai acolher entre 9 de novembro de 2024 e 27 de abril de 2025 a exposição CONTRAST – ALTERIDADE, AUSÊNCIA E ORIGEM um programa que contempla a mostra de fotografia dos estudantes das instituições envolvidas, bem como diversas mesas redondas, conversas e visitas guiadas.
A exposição do projeto CONTRAST teve como responsáveis pela sua curadoria a equipa de design gráfico do projeto, com o envolvimento e colaboração estreita da equipa de coordenação do projeto, bem como de representantes das diversas instituições que o integram.
A mostra estará patente no CPF até ao dia 27 de abril de 2025 e é constituída por uma seleção de projetos fotográficos dos estudantes que representam dez instituições de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.
A exposição integra também um vídeo com som e conteúdos diversos que comunica os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.
Durante o tempo de permanência da exposição no CPF, entre 9 de novembro de 2024 e 27 de abril de 2025, serão organizadas diversas conversas e visitas guiadas dirigidas quer aos estudantes de arte, arquitetura, design e fotografia quer a um público mais geral interessado nestas temáticas. Acreditamos que a programação da exposição “CONTRAST” contribui de forma significativas para uma aproximação do público ao trabalho realizado por todos os estudantes das diversas instituições envolvidas no projeto s e que as visitas guiadas irão permitir e permitir diferentes leituras das obras, artistas e exposições.