Entrada > Notícias > Greenwasher selecionado para o Edigam Semibreve Scholar
Publicado em: 10 Outubro 2024

Greenwasher selecionado para o Edigam Semibreve Scholar

Greenwasher, projeto de Susana Brochado e Ana Medeiros, estará em exibição no festival Semibreve 2024.

A instalação audiovisual interativa Greenwasher, da autoria de Susana Brochado e Ana Medeiros, e desenvolvida no âmbito do Mestrado em Media Digitais Interativos, foi selecionada para a Edigma Semibreve Scholar.

Explorando a prática de greenwashing e o conceito de capitalismo verde, Greenwasher é uma instalação audiovisual interativa que através de uma combinação de sons gerados por plantas sensíveis ao toque, sinos acionados por motores e discursos corporativos processados digitalmente, cria uma paisagem sonora que expõe a superficialidade das promessas ecológicas de empresas focadas exclusivamente no lucro. Contra o aquário (expondo a sua sombra) são projetadas imagens inspiradas no pop-glitch associado ao movimento capitalista. Greenwasher convida os participantes a refletirem sobre as contradições entre a aparência e a realidade das práticas ambientais no contexto capitalista, promovendo um pensamento critico sobre a necessidade de mudanças genuínas e sustentáveis.

A obra estará em exibição no decorrer do SEMIBREVE, festival de música eletrónica e arte digital, que decorre de 24 a 27 de outubro, em Braga.

O Edigma Semibreve Schoolar é um prémio, focado em trabalhos de cariz académico, que incentiva a criação artística na comunidade de estudantes do ensino superior. Organizado desde 2011, pela AUAUFEIOMAU, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, o SEMIBREVE afirmou-se como um evento incontornável no panorama da música eletrónica exploratória nacional e internacional da última década.