Entrada > Notícias > "Fios de Silere" em exposição no Centro de Memória
Publicado em: 04 Junho 2024

"Fios de Silere" em exposição no Centro de Memória

Inauguração da exposição de Ema Ferreira, estudante finalista do Mestrado em Media Digitais Interativos.

No dia 8 de junho de 2024, pelas 16h00, no Centro de Memória de Vila do Conde, inaugura a exposição Fios de Silere, de Ema Ferreira, estudante finalista do Mestrado em Sistemas e Media Interativos (agora Media Digitais Interativos).

O projeto final — uma instalação audiovisual generativa — foi realizado em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Em latim, “tacere” refere-se ao silêncio do discurso e “silere” refere-se ao silêncio da natureza. Nenhum deles será uma ausência, nem apenas um fenómeno auditivo.

Não escolhemos sentir silêncio (tanto na sensação de tensão, como de sossego); contudo, escolhemos encarar o silêncio para percecionar a sua materialidade. Quanto ao ruído, tal como não escolhemos senti-lo, também não escolhemos encará-lo – ele entra pelos nossos ouvidos e olhos, transtornando o corpo e o espaço sem pedir autorização e expondo brutalmente toda a sua materialidade. Mas ruído e silêncio não serão necessariamente opostos um do outro; são, em suma, contextos diferentes, onde um dado som, uma dada luz, ou qualquer outro meio, habitam com uma personalidade própria. Ao tomar conta do nosso corpo e sentidos, o ruído torna-se algo solitário. Quando focamos a nossa atenção na materialidade do silêncio, esta impele uma disposição ao corpo que quase nos prende a respiração e o movimento, mas onde a atenção está disponível para todo o detalhe que nos rodeia. Será precisamente esta abertura sensorial que faz do silêncio um potenciador dos sentidos, do pensamento e da criação.

Em Fios de Silere o silêncio materializa-se no filamento de pequenas lâmpadas incandescentes e na luz que estas emitem, na vibração dos cones de altifalantes que produzem som e fazem vibrar a terra em si pousada, nas paredes de pedra do Torreão do Centro de Memória, no cheiro a terra molhada que habita a sala.

Local de exposição
Torreão do Centro de Memória de Vila do Conde

Horários de exposição
8 de junho: 16h00 – 18h00 (inauguração)