Entrada > Notícias > "Fantasy Deathscape"
Publicado em: 17 Junho 2024

"Fantasy Deathscape"

Inauguração da exposição de Daniel Martins, estudante finalista do Mestrado em Media Digitais Interativos.

No dia 19 de junho de 2024, pelas 17h00, no Espaço Quarteto Contratempus (Porto), inaugura a exposição FANTASY DEATHSCAPE, de Daniel Martins, estudante finalista do Mestrado em Sistemas e Media Interativos (agora Media Digitais Interativos).

FANTASY DEATHSCAPE explora a relação do ser humano com o luto e morte de entidades artificiais enquanto foco de desenvolvimento artístico. Assente em práticas animistas e rituais japoneses de separação (kuyō), a instalação considera a possibilidade dessas entidades possuírem anima/espírito e serem percepcionadas como ‘mortas’ (ou ‘vivas’), enquanto destaca a complexidade das práticas memoriais associadas.

O Honda Civic VI Fastback (1999-2022) surge como token de entidade artificial, um objeto de culto que incorpora em si um reflexo dos vínculos emocionais e afetivos que surgem pela interação humano-tecnologia. Assim, propõe-se um espaço de contemplação e reflexão através de uma instalação audiovisual construída por sistemas de Inteligência Artificial (IA) de geração de texto, text-to-speech e text-to-image. A obra apresenta quatro camadas distintas: um díptico de vídeo de composição generativa, um monólogo escrito e declamado em tempo real, uma paisagem sonora generativa, e uma estrutura formal reminiscente de simuladores de corrida e racing cages.

O sujeito-visitante é convidado a colocar-se na posição de condutor e a testemunhar a morte desta entidade não-fictícia (carregada de memórias e experiências pessoais), integrando o espaço expositivo como parte de uma narrativa interativa que levanta questões sobre morte artificial, ritualidade e espiritualidade, com um fluxo contínuo de colisões e monólogo solene.

Local de exposição
Espaço Quarteto Contratempus

Rua Chaves de Oliveira, 132
4350-102 Porto, Portugal