No dia 19 de junho de 2024, pelas 17h00, no Espaço Quarteto Contratempus (Porto), inaugura a exposição FANTASY DEATHSCAPE, de Daniel Martins, estudante finalista do Mestrado em Sistemas e Media Interativos (agora Media Digitais Interativos).
FANTASY DEATHSCAPE explora a relação do ser humano com o luto e morte de entidades artificiais enquanto foco de desenvolvimento artístico. Assente em práticas animistas e rituais japoneses de separação (kuyō), a instalação considera a possibilidade dessas entidades possuírem anima/espírito e serem percepcionadas como ‘mortas’ (ou ‘vivas’), enquanto destaca a complexidade das práticas memoriais associadas.
O Honda Civic VI Fastback (1999-2022) surge como token de entidade artificial, um objeto de culto que incorpora em si um reflexo dos vínculos emocionais e afetivos que surgem pela interação humano-tecnologia. Assim, propõe-se um espaço de contemplação e reflexão através de uma instalação audiovisual construída por sistemas de Inteligência Artificial (IA) de geração de texto, text-to-speech e text-to-image. A obra apresenta quatro camadas distintas: um díptico de vídeo de composição generativa, um monólogo escrito e declamado em tempo real, uma paisagem sonora generativa, e uma estrutura formal reminiscente de simuladores de corrida e racing cages.
O sujeito-visitante é convidado a colocar-se na posição de condutor e a testemunhar a morte desta entidade não-fictícia (carregada de memórias e experiências pessoais), integrando o espaço expositivo como parte de uma narrativa interativa que levanta questões sobre morte artificial, ritualidade e espiritualidade, com um fluxo contínuo de colisões e monólogo solene.
Local de exposição
Espaço Quarteto Contratempus
Rua Chaves de Oliveira, 132
4350-102 Porto, Portugal
Horário
19 de junho | 17h00 (inauguração)
Horário | 9h30—13h00 | 14h00—18h00
—
Exposição patente até dia 22 de junho 2024
Som em colaboração com Luís Kasprzykowski