Entrada > Notícias > Exposição | Design 1843 — 1972
Publicado em: 12 Junho 2023

Exposição | Design 1843 — 1972

Os estudantes da Licenciatura em Design e do Ano Zero inauguram a exposição Design 1843 — 1972: a maior coleção de originais.

No dia 9 de junho de 2023, pelas 14h30, os estudantes da Licenciatura em Design inauguram a exposição Design 1843 — 1972: a maior coleção de originais.

A exposição consiste numa mostra de trabalhos dos estudantes do Ano Zero e da Licenciatura em Design, de pesquisa e levantamento de obras singulares e de referência do património da História do Design. A “maior coleção de originais”, aqui reunida, são objetos produzidos manualmente pelos estudantes, a partir da seleção das obras apresentadas na Unidade Curricular de História do Design I e II, com recurso a diferentes técnicas e ferramentas.

Alguns originais assumem a versão fac-similar, evidenciando a observação meticulosa e estudada da respetiva obra de referência. Esta dimensão formal e reprodutiva, quase num registo “copista”, numa unidade curricular teórica, permite e promove uma experiência multidimensional com o material que constitui a cultura (quase sempre exclusivamente imagética) ocidental do design.

Tomando por marco da História (instituída) do Design, a 1.ª Exposição Universal (Londres, 1951), a mostra de trabalhos, percorre mais de um século, através de 44 obras “originais”, desde o primeiro postal comercial de Natal, de 1843, passando pela Cadeira Berlim, de 1923, e acabando na coleção de pictogramas para os olímpicos de 1972.

A exposição tem lugar na ponte entre os blocos E e B, do Campus 2.

A exposição estará patente até dia 23 de junho.