No próximo dia 20 de maio, inaugura a exposição de fotografia Contratempo de Olívia Da Silva no Centro Português de Fotografia.
Em Contratempo falamos de Retrato e Autorretrato que valoriza a autoestima de quem participa, inclui-se participantes da ANARP e da Tuna da Escola Superior de Saúde. A relevância do espaço expositivo público (CPF) como reconhecimento do sucesso da imagem e da representação do eu.
Este projeto aborda uma nova linguagem imagética que dialoga com outras áreas afins, como a música, contribuindo para novas maneiras de pensar e olhar o outro. Neste tipo de representação, através do retrato, não existe uma imagem estática, o que é refletido é uma fenda nos preconceitos, em que se valoriza a essência de cada um, através de um olhar, de um gesto, de um sorriso, tendo como resultado o bem-estar e a autoestima.
No projeto Contratempo, ao produzir imagens fotográficas, estas, além de elevarem a autoestima da pessoa com necessidades, valorizam também as diferenças, gerando empatia e dignidade de cada um. O projeto envolveu progressivamente cada pessoa na escolha do contexto em que foi fotografado, num plano mais informal, ou descontraído, no quadro de uma estética e de valores diferentes, abertas à emoção, ao olhar, ao afeto, à autoestima. Os sujeitos fotografados apresentam expressões de alegria, de despreocupação, de admiração, contruindo uma narrativa em que a "diferença" é o principal elemento a ser evidenciado, sendo eles próprios participantes ativos na construção das suas imagens.
Este projeto, representa um processo estruturado em equipa, associada à individualidade de cada sujeito fotografado, que embora conservem as suas individualidade, pertencem a uma identidade coletiva. A caraterística intrínseca da fotografia é ela falar por si, sem precisar de descrição, Susan Sontag afirmara que "não se pode dizer mais do que se vê".
Através deste meio, a Escola Superior de Media Artes e Design, a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e o Centro Português de Fotografia convida toda a comunidade a comparecer.
Fotografia de Olívia Da Silva