No dia 14, pelas 15h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a Escola Superior de Media Artes e Design recebe Piet Kroon, com a masterclass Cada Imagem Conta Uma História / Every Picture Tells a Story.
Piet Kroon apresenta uma masterclass sobre storyboarding para longas-metragens de animação. Acompanhando a evolução das sequências que desenvolveu para longas- metragens de animação bem conhecidas, como Iron Giant, Shrek 2, Despicable Me, Rio 2 e Pinóquio, de Guillermo del Toro, Piet Kroon discutirá as suas estratégias e técnicas, oferecendo uma visão do seu processo.
O storyboard é uma etapa criativa crucial no processo de produção: é a primeira tradução visual do guião para o ecrã. É o primeiro passo para trabalhar a história, explorando ideias, ritmos, cenas, personagens, representação, ação, comédia e encenação. Ajuda a pôr tudo em foco e a fazer com que qualquer filme se eleve acima de si próprio.
Este é um olhar interior sobre a cozinha confusa da animação. Há sempre mais do que uma maneira de esfolar um gato.
Piet Kroon Com 2 metros de altura, é o escritor e realizador de animação mais alto do mundo a ser aclamado internacionalmente e que ainda desenvolve uma atividade profissional, levando a arte da animação a novos patamares, sem nunca se dirigir ao público. Foi responsável pelo desenvolvimento e pela realização da irreverente comédia de culto de animação da Warner Bros. Osmosis Jones (2001). Kroon desenvolveu, escreveu e realizou HEINZ (2019), uma comédia de animação para jovens adultos, baseada numa banda desenhada sobre um gato mal-humorado de Amesterdão. Como artista e consultor de histórias, Kroon trabalhou em dezenas de filmes de animação, desde o fantástico Iron Giant (1997) de Brad Bird, Shrek 2 (2004), até ao deslumbrante e idiossincrático Pinocchio (2022) de Guillermo del Toro, vencedor de um Óscar. As curtas-metragens independentes de Piet Kroon, DaDA (1995) e T.R.A.N.S.I.T (1997), foram muito aclamadas. T.R.A.N.S.I.T foi nomeada para o Óscar, para o BAFTA e para o Cartoon d’Or. Foi eleito Melhor Curta-Metragem de Animação pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.