Vários estudantes da Escola Superior de Media Artes e Design vão expor os seus trabalhos na 19.ª edição da Bienal de Vila Nova de Cerveira, que decorrer de julho a setembro.
Em comunicado, a Fundação Bienal de Cerveira explicou que a participação daquelas instituições se enquadra na estratégia "de aproximação dos conceitos científicos à prática artística e de promoção da reflexão entre alunos, professores e artistas".
Para o presidente da fundação, Fernando Nogueira, "as Bienais Internacionais de Arte de Cerveira são, desde 1978, um local de encontro, debate e investigação de arte contemporânea, pelo que a presença das 14 entidades contribuirá, certamente, para uma reflexão conjunta".
A bienal vai decorrer de 15 julho a 16 setembro, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, e vai expor 206 obras de 149 artistas de 26 países. Com o tema "Da Pop Arte às Trans-Vanguardas, Apropriações da Arte Popular", o evento vai homenagear a pintora Paula Rego, o artista Ernesto de Sousa e o escultor Jaime Azinheira (1944-2016).
O programa da bienal, criada em 1978, que teve o escultor José Rodrigues como um dos fundadores, incluirá representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas, artistas convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais, espetáculos, conferências e debates, ateliers, oficinas, visitas guiadas, entre outras ações.