Entrada > Notícias > ESMAD celebra 20 anos de Imagens do Real Imaginado
Publicado em: 06 Novembro 2024

ESMAD celebra 20 anos de Imagens do Real Imaginado

O Imagens do Real Imaginado celebra 20 anos de história, convidando artistas, professores, estudantes e académicos a pensar a imagem, através de um programa diversificado que inclui masterclasses, workshops, uma homenagem a John Goto e a presença de Martin Parr, artistas britânicos que marcaram a geração contemporânea nas artes da imagem.

Uma semana dedicada a pensar a imagem, homenagear o passado, debater o presente e sonhar o futuro é o convite da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto para celebrar os 20 anos do IRI – Imagens do Real Imaginado. A iniciativa, que decorre entre os dias 11 e 15 de novembro, reúne artistas, professores, estudantes e académicos, sendo uma referência no debate e na partilha da diversidade de olhares sobre estas temáticas.

Este ano subordinado ao tema Imagens Indeléveis, o programa do IRI divide-se entre o Centro de Cultura Politécnico do Porto, o Auditório Luís Soares (ESMAD), o Centro Português de Fotografia e o Teatro Municipal de Vila do Conde, reunindo um conjunto diversificado de atividades.

O primeiro dia do programa é inteiramente dedicado a Jonh Goto, fotógrafo britânico falecido em 2023, que é o grande homenageado desta edição. O arranque da celebração dos 20 anos do IRI faz-se, por isso, com a exibição do filme “Goto, a Ilha do Amor”, de Walerian Borowcyzk, no Centro de Cultura do Politécnico do Porto, pelas 15h00. A obra foi a grande inspiração do fotógrafo para a criação do seu nome artístico.

Na mesma tarde serão anunciados os vencedores do Prémio John Goto, iniciativa promovida pela ESMAD para ajudar a lançar novo projetos de jovens autores nas áreas de Fotografia, Cinema e Multimédia. Pelas 17h00 terão lugar as inaugurações das exposições de John Goto “New World Circus” e “Terezín”.

A Sessão Oficial de abertura está marcada para o segundo dia, no Teatro Municipal de Vila do Conde, pelas 14h00, com a participação e intervenção das principais entidades organizadoras envolvidas. Pelas 14h30 será lançado o livro comemorativo dos 20 anos de IRI. Já pelas 15h00, haverá tempo para uma mesa-redonda sobre o legado de John Goto, com a participação de nomes como Brandon Taylor, Celia Goto, Ellard Graham, Mark Durden e Olívia Da Silva. Pelas 16h30 é inaugurada a exposição “Nadir Afonso, no tempo e no lugar” de Olívia Da Silva. Às 17h00, o convite é para uma retroespetiva sobre a carreira do renomado fotógrafo britânico Martin Parr, que contará com a presença e intervenção do próprio.

No dia 13, o grande destaque vai para a masterclass de Regina Pessoa intitulada “O Meu Processo Criativo”, onde irão ser exibidas algumas das mais conhecidas curtas-metragens de sua autoria, pelas 15h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Já na quinta-feira, o programa inclui um showcase de curtas-metragens da Universidade de Saint Joseph (Macau), a masterclass de Eduardo Brito, intitulada “Às Voltas no Caminho — Cinema, Escrita e Cinema outra vez” e, ainda, fruto da parceria com o CINANIMA, a masterclass “Cada Imagem Conta Um História”, com Piet Kroon, aclamado realizador de cinema de animação.

O último dia é marcado pelo workshop “Modo Operativo AND: performar o Comum”, com Fernanda Eugénio, a decorrer na BlackBox da ESMAD e a masterclass “Documentário brasileiro —Desafios para a crítica e para a realização”, com a presença do documentarista brasileiro Sérgio Rizzo, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A iniciativa conta ainda com um programa paralelo que integra a exposição Contrast: Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design, que tem inauguração marcada para o dia 9 de novembro, pelas 16h00 no Centro Português de Fotografia, momento em que será lançado o livro com o mesmo nome.

O programa completo pode ser encontrado aqui.

O Imagens do Real Imaginado é aberto ao público e de entrada livre.

Combined Shape

Navigation