No dia 13 de novembro, o Imagens do Real Imaginado recebe o realizador Jorge Campos e o jornalista Sérgio Costa Andrade para uma homenagem a António-Pedro Vasconcelos. Em torno de "Adeus, Até ao Meu Regresso" — Recordar António-Pedro Vasconcelos terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, pelas 17h00.
Adeus, Até ao Meu Regresso" não é um dos filmes mais conhecidos de António-Pedro Vasconcelos. Atrevo-me a dizer, no entanto, que é dos mais interessantes. Exibido pela primeira vez no Natal de 1974, na RTP, no mesmo espaço onde durante anos foram exibidas as chamadas mensagens à família dos soldados destacados em África, Adeus, até ao meu regresso foi o primeiro filme português a abordar a temática da guerra colonial. Se outro mérito não tivesse, esse, só por si, seria bastante para o recomendar.
Mas Adeus, até ao meu regresso vai além disso. António-Pedro Vasconcelos andou pelo país à procura de ex-combatentes com presença nos programas natalícios do Estado Novo na RTP. Encontrou-os nas suas aldeias absorvidos nas atividades do dia a dia e descobriu histórias cuja espessura dramática permitiu trazer à superfície quer a complexidade do presente de então, em 1974, quer da guerra que vitimou milhares de jovens. Isso mesmo foi relevado em diversas publicações, entre as quais, os Cahiers du Cinéma. Jorge Campos