Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de intervenção, Empreendedorismo Criativo que inclui as atividades das indústrias culturais e criativas e Empreendedorismo Social onde se inserem os projetos que preconizam respostas inovadoras que se distinguem das respostas tradicionais na resolução de problemas sociais pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade.
A participação no 1.º Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, destina-se a jovens que frequentem o Ensino Secundário, em escolas públicas ou privadas, centros de formação profissional ou outras entidades formadoras que promovam ofertas de dupla certificação para jovens e ou jovens que frequentem o Ensino Superior, em universidades públicas ou privadas, ou politécnicos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.
Serão selecionados 50 trabalhos (25 referentes ao Ensino Secundário e 25 referentes ao Ensino Universitário) para a 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, esta listagem será publicada no website deste concurso durante o mês de maio de 2017, depois da avaliação do júri.
A 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.
Promovido pela Fundação da Juventude e StartUP Juventude, com o apoio do IAPMEI, IEFP, IPDJ e Câmara Municipal do Porto, e contando com o Santander Totta, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Brisa como mecenas da iniciativa, o Concurso pretende incentivar um espírito empreendedor nos jovens, através da realização de projetos inovadores.
De 20 de março a 10 de maio, as candidaturas devem ser submetidas através do site: www.fjuventude.pt/jovensempreendedores2017.