Entrada > Notícias > Cinema: espaços, estudos, instituições e património
Publicado em: 12 Março 2021

Cinema: espaços, estudos, instituições e património

A Escola Superior de Media Artes e Design colaborou com a Direção Regional de Cultura do Norte na publicação intitulada "Cinema: espaços, estudos, instituições e património".

Acaba de ser lançada pela Direção Regional de Cultura do Norte uma publicação da coleção Património a Norte, que conta com a colaboração especial da Escola Superior de Media Artes e Design na abordagem ao cinema, no âmbito da sua relação privilegiada com o ensino e com os projetos que desenvolve nesta área.

Este projeto editorial intitulado “Cinema: espaços, estudos, instituições e património” proporciona ao leitor uma visão geral do panorama atual do universo da “sétima arte” em Portugal, com enfoque na região Norte.

Investigadores, entidades reguladoras, gestoras e de ensino, cineclubes e museus são convidados a abordar temas como as salas de cinema, imprensa da especialidade, conservação, patrimonialização, reabilitação, musealização, associativismo, ensino, produção, divulgação e consumo.

Profusamente ilustrada com centenas de desenhos, fotografias, reproduções, fotogramas, vídeos e visitas virtuais, conta com especial colaboração dos principais arquivos nacionais e salas de cinema.

Autores:
Andreia Garcia; António Preto; Daniel Maciel; Fernanda Araújo; Guilherme Blanc; Joana Canas Marques; Joana Duarte; José Manuel Costa; José Quinta Ferreira; Liliana Duarte; Manuel Claro; Mário Augusto; Nuno Tudela; Paulo Barrosa; Paulo Brandão.

Fotografias:
Ana Luísa Madeira; Ana Matos; Anabela Trindade; André Delhaye; António Passaporte; António Sá; Carlos Sousa Pereira; Denise Peleteiro; Edmundo Correia; Eduardo Alexandre Cunha; Estúdio Horácio Novais; Estúdios Tavares da Fonseca Lda.; Fernando Guerra; Fernando Resendes; Ferreira da Cunha; Filipe Braga; Foto Aliança; Foto Guedes; Foto Nóbrega; Fotografia Alvão Lda.; Francisco Varela; João Marinho; João Octávio; João Paulo Gomes; João Paulo Gomes; José Artur Leitão Bárcia; José Caldeira; José Frade; José Manuel Fernandes; Joshua Benoliel; Lara Jacinto; Liliana Fortuna Duarte; Manuel Teles; Michel Waldmann; Miguel Arieira; Nuno Tudela; Paulo Barrosa; Pedro Guimarães; Pedro Martins; Photographia Vasques; RCL-Rui Cunha; Rosana Soares; Sérgio Rolando; Silvana Torrinha; Teresa Teixeira.

Parcerias:
AO NORTE – Associação de Produção e Animação Sociocultural; Câmara Municipal do Porto; Casa do Cinema Manoel de Oliveira - Fundação de Serralves; CINANIMA; Cineclube do Porto; Cinemateca Portuguesa; Escola Superior de Media Artes e Design; Portugal Film Comission; Theatro Circo de Braga; Detalhar; Arquitetura360.