Entrada > Notícias > Cinema & Cidade: A re/produção da cidade pós-industrial
Publicado em: 16 Maio 2024

Cinema & Cidade: A re/produção da cidade pós-industrial

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Centro de Cultura do Politécnico do Porto acolhem o colóquio de Cinema & Cidade.

Nos dias 20 e 21 de maio de 2024, realiza-se o Colóquio Cinema & Cidade: A re/produção da cidade pós-industrial, uma iniciativa do RG Philosophy and Public Space do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o apoio do Centro de Cultura do Politécnico do Porto, e que contará com a participação dos docentes Filipe Martins, José Alberto Pinheiro, Nuno Tudela e Olívia Marques da Silva.

Quando, no final do século XIX, se deram com sucesso as primeiras tentativas de reprodução de movimento através de imagens, poucos esperariam que a cinema viesse a destacar-se enquanto produto de entretenimento, e tampouco que ele se constituísse como catalisador de uma profunda transformação social e política. Todavia, a verdade é que a sua capacidade para reunir as massas em torno de uma mesma representação da vida na cidade despoletou não apenas uma enorme euforia popular, mas também uma discussão acesa sobre as oportunidades e desafios que o cinema apresentava para a redefinição desse mesmo espaço, furtando-o à esfera da arte ou do mero entretenimento.

Nesse sentido, este colóquio procura oferecer um espaço para a reflexão crítica e política sobre a relação entre o cinema e a cidade contemporânea, nomeadamente, sobre os limites e as possibilidades inerentes ao cinema não só enquanto meio de representação da cidade pós-industrial, mas, sobretudo, enquanto rationale da produção e apropriação do espaço público contemporâneo.

Mesas redondas

20 de maio | 9h30 - 19h00 | Sala de Reuniões 1
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Exibição fílmica

21 de maio | 18h00-21h00
Centro de Cultura Politécnico do Porto

Programa completo

A entrada é livre. Os estudantes interessados poderão requerer um certificado de participação.

Organização: Paula Cristina Pereira, José Alberto Pinheiro e Pedro Ferreira.