Entrada > Notícias > Cinanima nas Universidades
Publicado em: 27 Setembro 2024

Cinanima nas Universidades

A Escola Superior de Media Artes e Design recebe o warm up do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

A Escola Superior de Media Artes e Design recebe, mais uma vez, o CINANIMA nas Universidades, iniciativa que leva 3 programas e 26 curtas-metragens, do melhor do cinema de animação, até 18 instituições portuguesas de ensino superior.

Na edição de 2024, que terá lugar no dia 24 de outubro, pelas 14h30, no auditório Luís Soares, para além da exibição de Premiados do CINANIMA 2023, os estudantes poderão ainda assistir a dois programas de curtas que contam com a curadoria de duas escolas superiores europeias: a Universidade Tomas Bata, em Zlín, e a Universidade Politécnica de Valência.

Premiados 2023
Como já é tradição, este ano voltamos a ter um programa dedicado aos premiados do CINANIMA, que conta com seis filmes que se destacaram na edição passada do Festival.

Universidade Tomas Bata | Faculdade de Comunicação Multimédia, Zlín
As bases do Departamento de Animação da Universidade Tomas Bata foram criadas em 1998. Atualmente, o Departamento de Animação, ou Animat, desenvolve e aperfeiçoa a perícia dos estudantes em técnicas básicas de produção de filmes de animação, tais como animação 2D tradicional e digital, stop motion e animação 3D. A maioria dos filmes de graduação chega a inúmeros festivais, viajando pelo mundo e aparecendo nos festivais de Annecy, Cannes, Berlinale, Hiroshima ou em distribuidoras mundiais (HBO, Miyu Distribution).

Universidade Politécnica de Valência
O Mestrado em Animação (2010) integra um programa em que os alunos desenvolvem curtas-metragens em 2D ou 3D em grupo, treinando com profissionais da área. Muitos dos projetos têm sido reconhecidos em festivais de prestígio. A faculdade tem um grupo de investigação em animação e publica a revista “Con A de Animación”, que divulga estudos e avanços neste domínio. Desde 2012, realiza-se o festival “Prime the Animation” para jovens talentos, um evento que se tornou uma referência para os novos criadores de animação. Este festival não só apresenta o trabalho dos estudantes, mas também lhes oferece a oportunidade de se ligarem à indústria e mostrarem o seu talento a um público mais vasto.

Esta iniciativa, de entrada livre, é um momento de disseminação cultural e precede a 48.ª edição do CINANIMA, que irá acontecer de 8 a 17 de novembro de 2024, em Espinho.