A apresentação deste protocolo teve lugar, ontem à tarde, no Cine-Teatro Garrett e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, da Presidente da Comissão Instaladora da ESMAD, Olívia Marques da Silva e da Coordenadora do Mestrado de Comunicação Audiovisual, Maria João Cortesão.
O projeto, integrado no Mestrado de Comunicação Audiovisual, visa o desenvolvimento de criações fotográficas e cinematográficas, que têm como essência a história, a paisagem, a cultura e a população da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira sublinhou a importância deste tipo de registos históricos para a preservação do que de melhor tem a Póvoa, “as suas pessoas tão singulares” e o seu património paisagístico. O Presidente do Município valorizou ainda a ideia de os alunos documentarem as festas de São Pedro, que considera “uma marca distinta da Póvoa”. “Por mais que a Câmara invista no São Pedro, são as pessoas e os bairros que lhe dão alma. Sem eles, seria apenas uma festa vulgar".
Maria João Cortesão destacou a “forte cumplicidade com as gentes da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, algo que é importante para a Escola". Já Olívia Silva, destacou o papel de Aires Pereira, cuja “forte vontade demonstrada desde o primeiro momento tornou possível o nascimento deste projeto”.
A Presidente da CI ESMAD agradeceu igualmente a Ken Grant, docente na Universidade de Ulster (Belfast), e à premiada realizadora Catarina Mourão por aceitarem o repto das Residências Artísticas. A terminar, sublinhou que “os filmes existem para serem visualizados e não para ficarem nas prateleiras da Escola”, pelo que é fundamental que estes “sejam feitos para serem vistos e reconhecidos por todos”.
Os trabalhos finais serão exibidos a 28 de julho no Cine-Teatro Garrett sendo, igualmente, publicado um catálogo ilustrativo da residência.
O reconhecimento dos projetos desenvolvidos no âmbito das Residências Artísticas da Escola Superior de Media Artes e Design tem, anualmente, alcançado vários prémios e distinções. Entre 2015 e 2017 os mestrandos que participaram nas Residências foram inúmeras vezes distinguidos, destacando os Prémios Fantasporto, os Prémios Sophia e os Jovens Criadores.