"Os Astros, os Planetas, as Estrelas, Conclusão, Adivinha", do alumni Vítor Silva, foi selecionado, na categoria de Fotografia, para a Mostra Nacional de Jovens Criadores 2024. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto final da Licenciatura em Fotografia.
A obra selecionada reflete a transformação da vila de São Pedro da Cova, uma antiga aldeia mineira do Porto, captando a sua transição de uma agitada comunidade de migrantes para uma paisagem marcada pelo abandono e pela decadência após o encerramento das minas. É enfatizado o passado pessoal das famílias descendentes dos mineiros, que hoje habitam a terra e representam a maior parte da sua população, tal como o impacto que a metamorfose paisagística da terra afeta a memória coletiva do seu passado histórico.
As exposições, nas suas várias áreas, terão lugar nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2024, em várias instituições de Santa Maria da Feira. No caso da área da fotografia, a exposição decorrerá no Museu de Lamas. Os vencedores de cada área são revelados no dia 8 de dezembro, na Gala de Entrega de Prémios.
A MNJC é uma iniciativa do IPDJ, organizada pelo Gerador.
Vítor Alves Silva é artista visual, investigador e curador. A sua investigação principal centra-se nos processos de adaptação entre a literatura e o cinema, embora escreva frequentemente sobre questões tangentes aos estudos intermédia e ao cinema em geral. Como artista, organizou várias exposições de trabalhos originais em museus e instituições nacionais e internacionais. É licenciado em Fotografia pela ESMAD | P.PORTO e mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela FLUP | UP, com especialização em Estudos Comparatistas.