Entrada > Notícias > Workshop de Vidro Soprado no Cencal Marinha Grande
Publicado em: 18 Maio 2021

Workshop de Vidro Soprado no Cencal Marinha Grande

Durante uma semana, os estudantes da Licenciatura em Design Industrial participaram no workshop de vidro soprado nas instalações do Cencal da Marinha Grande.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Licenciatura em Design Industrial marca presença na formação de vidro soprado do Cencal da Marinha Grande.

Nesta formação, os estudantes contactam com uma técnica ancestral nacional, com a indústria vidreira e as suas especificidades e contribuem para a reflexão prática da técnica e dos seus resultados. Todo este trabalho próprio e comum das práticas de projeto de Design já conhecido pelos estudantes, é realizado num diálogo próximo com os mestres vidreiros - Arlindo, Nelson e Sandro -, que todos os dias acompanham o grupo.

Este ano, uma vez mais, os estudantes trazem consigo uma série de moldes que invocam desafios à técnica, que irão originar uma exposição na recém inaugurada Oficina de Design, onde parte deles foram executados.

Pelo facto de, pela primeira vez, o grupo ser composto por estudantes que já frequentaram e os que contactaram pela primeira vez com vidro soprado, os resultados de uns influenciaram os demais e essa partilha denotou-se na capacidade de intervenção e participação na formação.

A par do trabalho desenvolvido nesta semana de trabalho, onde o grupo cumpre o horário laboral da indústria, estudantes e docentes fortalecem e consolidam laços, onde trocam e partilham impressões sobre design, música, comida ou hábitos domésticos por estarem a viver em comunidade.

A formação da Cencal, através da participação da ESMAD e outras Escolas de Design do país, confere um momento muito importante, sobre o contributo que o design pode ter na reflexão sobre o presente e o futuro da técnica de vidro soprado.