No dia 10 de dezembro de 2024, pelas 15h00, o Centro de Cultura do Politécnico do Porto exibe Adeus, Até ao Meu Regresso de António-Pedro Vasconcelos.
Adeus, até ao Meu Regresso (PT, 1974, 70min) adopta a expressão utilizada pelos soldados portugueses quando, do teatro de guerra, enviavam as suas mensagens de Natal para a metrópole, como então também se dizia.
António Pedro Vasconcelos regista as palavras destes soldados que combateram na Guiné reflectindo sobre a guerra colonial portuguesa quando esta era ainda uma realidade muito presente. Adeus, Até ao Meu Regresso” não é um dos filmes mais conhecidos de António-Pedro Vasconcelos. Exibido pela primeira vez no Natal de 1974, na RTP, no mesmo espaço onde durante anos foram exibidas as chamadas mensagens à família dos soldados destacados em África, Adeus, até ao meu regresso foi o primeiro filme português a abordar a temática da guerra colonial.
António-Pedro Vasconcelos andou pelo país à procura de ex-combatentes com presença nos programas natalícios do Estado Novo na RTP. Encontrou-os nas suas aldeias absorvidos nas atividades do dia a dia e descobriu histórias cuja espessura dramática permitiu trazer à superfície quer a complexidade do presente de então, em 1974, quer da guerra que vitimou milhares de jovens. Isso mesmo foi relevado em diversas publicações, entre as quais, os Cahiers du Cinéma.