Entrada > Notícias > “Adeus, até ao meu Regresso” Recordar António Pedro Vasconcelos
Publicado em: 10 Dezembro 2024

“Adeus, até ao meu Regresso” Recordar António Pedro Vasconcelos

O Centro de Cultura do Politécnico do Porto exibe o filme de António-Pedro Vasconcelos.

No dia 10 de dezembro de 2024, pelas 15h00, o Centro de Cultura do Politécnico do Porto exibe Adeus, Até ao Meu Regresso de António-Pedro Vasconcelos.

Adeus, até ao Meu Regresso (PT, 1974, 70min) adopta a expressão utilizada pelos soldados portugueses quando, do teatro de guerra, enviavam as suas mensagens de Natal para a metrópole, como então também se dizia.

António Pedro Vasconcelos regista as palavras destes soldados que combateram na Guiné reflectindo sobre a guerra colonial portuguesa quando esta era ainda uma realidade muito presente. Adeus, Até ao Meu Regresso” não é um dos filmes mais conhecidos de António-Pedro Vasconcelos. Exibido pela primeira vez no Natal de 1974, na RTP, no mesmo espaço onde durante anos foram exibidas as chamadas mensagens à família dos soldados destacados em África, Adeus, até ao meu regresso foi o primeiro filme português a abordar a temática da guerra colonial.

António-Pedro Vasconcelos andou pelo país à procura de ex-combatentes com presença nos programas natalícios do Estado Novo na RTP. Encontrou-os nas suas aldeias absorvidos nas atividades do dia a dia e descobriu histórias cuja espessura dramática permitiu trazer à superfície quer a complexidade do presente de então, em 1974, quer da guerra que vitimou milhares de jovens. Isso mesmo foi relevado em diversas publicações, entre as quais, os Cahiers du Cinéma.

Combined Shape

Navigation