Sob o tema Tendências e Conteúdos Cinema e Audiovisual decorreu no passado dia 12 de março de 2021 o 2.º Congresso FECA, que reuniu online um conjunto de conferencistas, que partilharam a sua visão, conhecimento académico e profissional com cerca de 200 participantes.
Registou-se assim uma forte adesão de estudantes, docentes e interessados, reflexo do papel dinamizador da FECA, que tem procurado, num espírito de cooperação entre as instituições de ensino superior, o desenvolvimento da formação e da investigação nas áreas do Cinema e do Audiovisual.
O Congresso arrancou com Marta Pérez Pereira, professora doutorada da Faculdade de Ciências da Comunicação de Santiago de Compostela, que partilhou a sua experiência de lecionação e investigação no cinema e no audiovisual, com uma abordagem ao pensamento feminista no cinema.
A integração dos estudantes no meio profissional teve um especial destaque com as intervenções de Fernando Vasquez, Diretor de Programação do festival FEST e de Diana Roquette, Produtora e Diretora de Casting de Agente a Norte.
Retomando o tema do Congresso, tendências e conteúdos no cinema e audiovisual, os participantes puderam tomar contacto com toda a problemática das co-produções em cinema, da produção de conteúdos para plataformas e do papel dominante das tecnologias web e da influência dos jogos, oportunidades e desafios, com as intervenções de Rodrigo Areias, Realizador e Produtor Bando À Parte, João Vasconcelos Diretor Executivo do Canal 180 e Celestino Alves, Vice-Presidente para a Comunicação e Marketing, da ENSICO.
O Congresso encerrou com a intervenção de Susana Costa Pereira Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável pelo Subprograma MEDIA Europa criativa – programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo. Uma oportunidade para as escolas, na modernização tecnológica dos seus recursos e no apoio aos projetos filmícos dos seus estudantes.