A ENSICO defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino Básico e Secundário propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia e ética digital assente no domínio das Ciências da Computação.
Tem como objetivos: dotar os professores com as ferramentas e estratégias de ensino que facilitem o seu trabalho e envolver equipas multidisciplinares na preparação, classificação e disponibilização de conteúdos pedagógicos; preparar crianças e jovens para atuarem como criadores e empreendedores acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas; incorporar o pensamento computacional na educação das crianças e jovens através de uma disciplina específica.
O protocolo com a ESMAD estabelece os termos de cooperação entre as entidades, que expressamente manifestam a sua vontade de colaborar na produção e desenvolvimento de conteúdos incluindo Vídeo, Design, Fotografia, Multimédia e Web perseguindo os seguintes objetivos fundamentais:
- Promover e implementar o ensino obrigatório das ciências da computação em Portugal, dos 6 aos 18 anos, bem como criar um movimento nacional e orgânico. Pretende-se que o movimento seja fonte de inspiração e influência das políticas públicas, presente e futuras, para a concretização deste que deve ser, no entender da ENSICO, um desígnio nacional.
- Promover e dinamizar a ESMAD, os seus alunos e a excelência do seu ensino em ambientes formativos propícios à inovação e criatividade. Promover, dessa forma, a multidisciplinaridade, a colaboração e o trabalho de equipa.
Mais informações aqui