A Agência da Curta Metragem foi criada em Janeiro de 1999 pela cooperativa Curtas Metragens, Cooperativa de Produção Cultural, CRL, com o apoio do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia.
Sediada em Vila do Conde, a Agência representa mais de uma centena de curtas metragens. Com as mais recentes, um número que pode variar entre os 30 a 35 filmes por ano, é traçado e gerido todo o percurso que os filmes portugueses terão nos principais festivais, mostras e mercados internacionais, desde toda a logística de promoção dos filmes junto desses eventos até ao envio das cópias. A Agência assegura ainda uma presença regular junto de todos os potenciais exibidores (distribuidores, televisões, internet).
Os restantes filmes do catálogo proporcionam a oportunidade de organizar programas mais diversificados de cinema português em secções não competitivas de festivais ou, a nível nacional, de prosseguir o objetivo de distribuição alternativa às salas comerciais, no qual possam ser apresentados curtas metragens avulsas ou compiladas em programas temáticos. Ainda a nível nacional, a Agência tem vindo a desenvolver um projeto de educação pela imagem, levando as curtas portuguesas e os seus criadores às escolas básicas e secundárias.
Mais informações aqui